top of page

Plano de

Saúde empresarial

Investir na saúde dos funcionários garante a produtividade, a motivação e a retenção de talentos. Por isso, o Seguro Saúde se tornou um importante fator de competitividade em qualquer mercado.

Como contratar o plano de saúde ideal para a sua empresa ?

 

No momento da escolha de um plano de saúde empresarial, vários fatores são considerados para que se possa tomar a decisão sobre a contratação certa.

Selecionamos 15 dicas que vão ajudá-lo a escolher o melhor custo-benefício em plano de saúde empresarial.

Não importa o tamanho de sua empresa, seja você um microempreendedor, pequenas, médias ou empresas de grande porte, as 15 dicas abaixo tem como objetivo ajudar todos os tipos e tamanhos de empresas. Quer saber mais?

1.Como escolher o plano de saúde empresarial ideal

Os próprios colaboradores podem ser de ajuda na hora da tomada de decisão sobre a escolha.
Faça uma pesquisa interna, procure desenhar o perfil para saber mais sobre as necessidades de seus colaboradores. Mas, e quando o funcionário desejar incluir dependentes? Isso é facultado a empresa decidir. Mas, faça reuniões caso seja uma escolha da empresa incluir dependente e repassar esse custo para o colaborador, informe sobre os gastos com a inclusão dos dependentes, assim também como o aceite dos mesmos relacionados ao benefício serão fatores importantes a considerar.
Além destas informações acima, estatísticas por faixa etária, sexo, local onde moram, se existem funcionários que viajam a trabalho, também ajudam estimar quais serviços serão mais necessários e ter uma ideia da frequência com que eles procuram ajuda médica.

 

2.Qual o impacto da Abrangência geográfica?

Um dos pontos importantes antes da escolha do plano de saúde e saber onde a empresa atua, seja local , filiais em outras cidades e até mesmo se existem funcionários que viajam pela empresa, esses no caso precisam de plano com cobertura nacional.
Já no caso de Pequenas e médias empresas cujo colaboradores moram no mesmo município da empresa, essas pode optar por um plano com cobertura regional, que custa em torno de 20% menos do que um de abrangência nacional.

3. Que tipo de cobertura devo escolher, Ambulatorial ou Ambulatorial + Hospitalar?

Existem formações diferentes de planos de saúde.
Planos Ambulatoriais: Cobertura para consultas, exames e emergência médica (com a chamada CPT) Cobertura Parcial Temporária, ou seja o beneficiário terá direito somente a 12 horas de atendimento no procedimento em quarto coletivo.


Plano Ambulatorial e Hospitalar: Cobertura para consultas, exames, internações e cirurgias podendo ser com obstetrícia ou não de acordo com a disponibilidade do plano contratado. normalmente esse é o tipo de plano mais escolhido pelas empresas , por se tratar de uma cobertura mais ampla, contemplando os colaboradores com uma cobertura completa.

4. Qual plano de saúde ideal para a minha empresa?

Existem diferentes tipos de planos empresariais, planos que vão de 02 a 29 beneficiários, 30 a 99 beneficiários e empresas acima de 100 beneficiários.
Nos dois primeiros tipos de empresas a contratação é feita através de uma proposta e tabela de comercialização já elaborada pela empresa de plano de saúde.
Quanto a empresa acima de 100 beneficiários, normalmente deve ser solicitado uma cotação de acordo com o perfil da empresa solicitante. Para que isso seja feito se faz necessário que a empresa passe para o consultor escolhido pela empresa contratante as informações solicitadas para que em pouco tempo seja elaborada uma cotação personalizada.

5. Quais os prazos de carência deverão ser cumpridos?

Os prazos de carência vão depender muito da quantidade de beneficiários que estarão aderindo ao plano de saúde empresarial, de 2 a 29 beneficiários, 30 a 99 beneficiários ou de 100 beneficiários em diante.
Cada formação de plano pode ter uma carência diferenciada, normalmente empresas acima de 100 beneficiários a carência é zero.


Mas, existe um outro fator importante na redução de carência, as empresas de planos de saúde sabendo da livre concorrência e a necessidade dos clientes terem uma redução significativa, utilizam ADITIVOS DE REDUÇÃO DE CARÊNCIA. Quer saber mais sobre redução de carência? Continue lendo

 

6. Minha empresa tem um plano de saúde empresarial, quero mudar com o aproveitamento de carência, o que fazer?

Esse é um procedimento muito comum, muitas empresas já contemplam os seus colaboradores com a cobertura de um plano de saúde empresarial, mas em determinado tempo ou por outros motivos pode preferir cancelar e contratar um outro plano de saúde empresarial.

No entanto, quais os critérios adotados pelas operadoras para o aproveitamento de carência de uma outra operadora?

Existem algumas regras pré estabelecidas pelas empresas de planos de saúde para a redução de carência, e isso vai variar de operadora para operadora, Cada empresa de planos de saúde tem a sua regra de aceitação e redução.
Não podemos confundir esses procedimentos com a portabilidade, que é uma norma estabelecida e administrada pela ANS ).

As operadoras de planos de saúde possuem aditivos de redução de carência onde no momento da contratação, você saberá, quais procedimentos e tempo de carência será reduzido.

Para que seja considerada a redução, será necessário a apresentação de documentos que comprovem quais beneficiários tem o plano anterior e o tempo de permanência.

*Documentação que podem ser solicitados

Carta de tempo de permanência no plano anterior

Cópia das carteirinhas dos beneficiários.

Alguns critérios de aceitação para a redução nos planos de saúde empresarial

  • Normalmente as operadoras reduzem a carência de planos similares de empresas congêneres.

  • Existe o fator tempo de permanência no plano anterior.

  • Não podendo estar com mais de 60 dias de cancelamento no plano anterior

  • A redução de carência pode variar de acordo com a quantidade de beneficiários.

    Desejando mais informações sobre redução de carência, entre em contato:

7. Como escolher a rede credenciada ideal?

A rede credenciada vai estar sempre ligada ao plano escolhido, caso a empresa escolha um plano de cobertura nacional, mesmo que seja na região onde empresa atua, normalmente a rede credenciada é maior. existem os planos básico que contam com uma rede mais reduzida, com atendimento em rede própria para procedimentos como consultas , exames e até mesmo internações.

8. Posso escolher coberturas diferentes na contratação?

Sim, pode. A grande maioria das empresas de planos de saúde permitem que a empresa contrate do plano básico ao plano top, normalmente é uma escolha feita por questões de ações dentro da empresa, normalmente funcionários que viajam ficam nos planos de cobertura nacional ou até mesmo contratar uma modalidade diferenciada para o corpo de diretores da empresa.

9. Como funciona os planos de saúde com reembolso?

Exitem empresas de planos de saúde que oferecem o reembolso em seus planos comercializados. nesses planos caso seja do interesse do beneficiário, ele procura um prestador de serviço (médico) que ele confie ou que já esteja em tratamento, mas não está na relação de credenciados na empresa de planos de saúde.
O beneficiário paga a consulta como se fosse uma consulta particular ( E dentro de um prazo determinado pela empresa de planos de saúde ) ela fará a restituição de acordo com sua tabela de reembolso.

 

10. Como é feita a distribuição por faixa etária?

A distribuição por faixa etária, não é uma decisão estabelecida pela empresa de plano de saúde, elas seguem uma norma da ANS que desde 2004 estabeleceu a formação das faixas etárias praticada pelo mercado de planos de saúde, como mostra a imagem abaixo.

 

 

 

11. Solicitei uma proposta, quanto tempo leva para que a empresa de planos de saúde possa me responder?

Isso vai depender muito do número de beneficiários que a sua empresa tem, se for uma empresa de 2 a 29 beneficiários ou até mesmo de 30 a 99 beneficiários, essa cotação pode ser feita praticamente de forma imediata.
Sendo uma empresa acima de 100 beneficiários, será necessário uma avaliação da empresa de planos de saúde, sua empresa receberá uma proposta de acordo com o perfil apresentado.

12. Quais os documentos que devo apresentar para a contratação?

Normalmente a documentação solicitada não difere muito entre as empresas de planos de saúde. Veja a relação de documentação abaixo.

  • Cópia do contrato Social

  • RG e CPF do Sócio Administrador

  • Número do CNPJ

  • Cópia da listagem de FGTS da empresa ( com até 2 meses retroativos).Tendo colaboradores com menos de 30 dias contratado, será necessário cópia da carteira de trabalho assinada pela empresa.
    Para comprovação dos colaboradores:

     

  • RG e CPF dos colaboradores

  • Comprovante de residência

 

13. E agora que a empresa assinou o contrato, já estão todos cobertos?

Não. existe uma data para implantação do plano da empresa, que normalmente vai de 7 à 10 dias, dependendo da empresa de planos de saúde. Mas, temos observado que esse tempo de implantação tem até caído em algumas empresas, com a utilização de sistemas mais inteligentes. após a implantação é liberado o número de marca ótica ( número das carteirinhas dos beneficiários).

14. Movimentação Cadastral, É imprescindível saber a data para o RH

Saber o período de movimentação cadastral é imprescindível para o RH, é dentro desse período de dias que a empresa vai poder incluir e excluir beneficiários.

15. Com quem você poderá contar na hora de escolher o plano de saúde para sua empresa?

Com mais de 20 anos de experiência em planos de saúde empresarial, teremos o prazer em ajudar a você do RH e sua empresa a contratar o melhor custo beneficio em planos de saúde empresarial.

Saúde empresarial é um dos mais respeitáveis benefícios que as empresas proporcionam aos seus colaboradores.

A preocupação com a saúde e qualidade de vida de seus funcionários é fundamental para melhoria do clima organizacional, produtividade e crescimento da sua empresa.

A escolha de um plano de saúde empresarial, a partir de uma estrutura básica, deve levar em conta a rede credenciada de médicos, hospitais, laboratórios, clínicas especializadas, coberturas, padrão de acomodação e coparticipação do funcionário.

A variedade de combinações entre acomodação, rede referenciada, graus de reembolso e tipo de atendimento (exclusivamente hospitalar e ambulatorial e hospitalar) permite encontrar uma alternativa que se encaixe no orçamento da empresa.

A CIFARELLI Seguros presta consultoria para o processo de contratação, implantação e gestão do plano de saúde dos colaboradores, com foco na sustentabilidade do benefício no longo prazo.

O contrato coletivo é assinado entre seguradoras ou operadoras de planos de saúde e empresas, entidades de classe, associações, sindicatos ou instituições (pessoa jurídica) com o objetivo de atender a um grupo de pessoas que possuem vínculos empregatícios ou associativos (funcionários, associados ou sindicalizados).

As operadoras de planos de saúde podem oferecer planos com cobertura local, regional, nacional e até internacional. 

 

As operadoras e seguradoras podem oferecer combinações diferentes de planos, como, por exemplo, plano ambulatorial mais hospitalar com obstetrícia, plano ambulatorial mais odontológico ou, ainda, plano hospitalar mais odontológico.

 

A CIFARELLI Seguros assessora a empresa na escolha mais adequada e vantajosa.

CORRETOR DE SEGUROS EM GUARULHOS
CORRETOR DE SEGUROS EM GUARULHOS
CORRETOR DE SEGUROS EM GUARULHOS
CORRETOR DE SEGUROS EM GUARULHOS
CORRETOR DE SEGUROS EM GUARULHOS
CORRETOR DE SEGUROS EM GUARULHOS
CORRETOR DE SEGUROS EM GUARULHOS
CORRETOR DE SEGUROS EM GUARULHOS

Solicite uma cotação

Mensagem enviada com sucesso

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
bottom of page